Barra da Tijuca renasce como a campeã de vendas no Rio

Carioca voltou a se encantar pelo bairro que lidera o ‘top ten’ dos recantos favoritos da cidade

15/04/2025min de leitura

Nos últimos quatro anos, 56 incorporadoras lançaram 174 empreendimentos no mercado imobiliário do Rio, com um total de 31 mil unidades, com um VGV de R$ 31,68 bilhões. Em meio a este movimento, o mercado imobiliário observa o renascimento do tradicionalíssimo bairro da Barra da Tijuca. Dados da Ademi-RJ e do Sinduscon-Rio, divulgados na pesquisa “Lançamentos Imobiliários na Cidade do Rio de Janeiro 2017-2022”, mostram que o recanto voltou a emplacar como o bairro que lidera o “top ten” dos recantos favoritos do Rio. Na sequência, vêm Botafogo, Flamengo, Campo Grande, Leblon, Santa Cruz, Tijuca, Taquara, Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes.

Apresentando o mercado na Barra, de 2017 até hoje, mostra o quanto o bairro vem recuperando o fôlego. Em 2017, época de forte período olímpico, foram lançadas 12 unidades. Em 2018, foram 13. Em 2019, 17. Em 2020, auge da pandemia, apenas 39. Este ano, já são 76 unidades no bairro. O líder também se mantém, ao que tudo indica, está finalmente deixando para trás os anos difíceis.

“A Barra segue na liderança. Mas é importante observar o baixo volume de estoques dos lançamentos de 2021 em todo o Rio. A cidade, de modo geral, está com bastante liquidez”, informa Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio.

Que o VGV do bairro neste ano é o R$ 7,1 bilhões.

“Diante deste cenário, novos players buscam se posicionar neste mercado imobiliário digital. O DG Imóveis vai chegar à Barra com uma carteira de cerca de 500 imóveis e já temos um time de 150 corretores de alto rendimento. O Grupo ZAP, fundo de investimento, outro nome de peso, acaba de lançar o All In Botafogo, com 120 unidades. Quem também ‘chegou chegando’ na Barra da Tijuca é a Patrimar. A tradicional incorporadora mineira lançou o Oceana Golf, com quase R$ 1 bilhão em VGV, e vendeu 80% na primeira fase em 48 horas, em outubro. O residencial tem 246 apartamentos, divididos em seis blocos de 12 andares. — Foi um ‘rip’ tão rápido que antecipamos todas as fases de lançamentos para o ano que vem. Nos dois primeiros dias, já tínhamos vendido 40%. Isso só reforça o quanto fomos bem aceitos pelo carioca — diz o diretor Comercial de Marketing do Grupo Patrimar, Lucas Pitta, informando que a empresa tem mais dois terrenos na região.

QUALIDADE DE VIDA

Na Península, a Canopus vai erguer o Be.Península. Serão 60 unidades no primeiro lançamento, e somam 160 unidades vendidas: apartamentos de dois e três quartos, com metragens de 70 a 96 metros quadrados.

— De uma hora para cá, começamos a identificar uma escassez de imóveis na Península, tanto para vender quanto para alugar. E com a pandemia, a demanda só aumentou. Muitas famílias, principalmente da Zona Sul, estão buscando qualidade de vida ímpar, com muito lazer e área verde — observa o superintendente de Vendas da Canopus, Thiago Hernandez.

A RJZ Cyrela, por sua vez, está com quatro lançamentos no bairro: Fluid, Mundy, Onyx e o Lagoon, na Riviera Golf, ampliando um portfólio que começou há 20 anos e já conta com 18 residenciais entregues. O diretor Comercial da empresa, Marcel Vieira, percebe uma mudança no perfil do imóvel que os compradores buscam.

— Os empreendimentos estão mais sofisticados. Há uma preocupação maior com conforto, experiências e possibilidades de customização. E também em oferecer soluções digitais para facilitar a vida do morador — explica.


Orla da Barra. Com a valorização em alta, novos projetos buscam se posicionar no mercado do bairro.

"A Barra segue na liderança. Mas é importante observar o baixo volume de estoques dos lançamentos de 2021 em todo o Rio. A cidade, de modo geral, está com bastante liquidez." CLAUDIO HERMOLIN Presidente do Sinduscon-Rio

Fonte: O globo

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":